Modelo Pedagógico

A ACUREDE iniciou o seu caminho na Educação em 1988 e desde então que o desejo de aprender e melhorar é uma constante.

No ano de 2018/2019, a Direcção e a Equipa Pedagógica participaram em várias formações e realizaram actividades exploratórias pelas diversas metodologias e modelos pedagógicos e foi unânime a identificação da longa experiência e acção pedagógica da ACUREDE com o Movimento da Escola Moderna (MEM). Numa óptica de melhoria contínua, iniciámos a formação contínua e os resultados têm sido muito gratificantes. É um longo caminho, mas assumimos esse compromisso.

O MODELO PEDAGÓGICO DO MOVIMENTO DA ESCOLA MODERNA

O Movimento Escola Moderna (MEM) é uma associação de professores que se constitui como uma comunidade de formação e desenvolvimento profissional onde os próprios professores se formam uns aos outros, autoformação cooperada, desde a década de 1960 (Niza 2012). O professor Sérgio Niza é o principal fundador do MEM em Portugal.

O modelo do MEM surge numa recusa à pedagogia tradicional onde o professor é o foco, onde é ele que direciona toda a ação pedagógica e, por outro lado, a recusa de uma pedagogia centrada no aluno (escola ativa/escola nova). O MEM preconiza assim uma pedagogia onde o conhecimento tem uma origem social, com base no sócio construtivismo de Vygotsky (1978), onde todos aprendem e todos ensinam. Onde a vida não é dissociada da escola e a escola da vida. “Uma das características desta pedagogia é que (…) pretende introduzir nas escolas os modos pelos quais o conhecimento é produzido na vida real. (…) No MEM, o grupo enquanto comunidade assume uma posição dianteira num contexto em que os indivíduos aprendem em colaboração” (Folque, 2012). O conhecimento é concretizado numa construção conjunta, na ajuda que as crianças e adultos dão uns aos outros, no constante diálogo onde todas as ideias são respeitadas e emancipadas de novas aprendizagens e no uso da linguagem escrita e oral que valida e organiza todo o processo (Serralha, 2009).

A base filosófica do Mem vive de três princípios fundamentais:
⦁ A iniciação a práticas democráticas (exercício da cooperação e da solidariedade);
⦁ A reinstituição dos valores e das significações sociais (reflexão permanente para clarificar valores e significados);
⦁ A reconstrução cooperada da cultura (acesso ao conhecimento e à cultura).

Bibliografia
Folque, Assunção (2012). O aprender a aprender no pré-escolar: o modelo pedagógico do movimento da escola moderna. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Niza, Sérgio (2012). Escritos sobre educação. Lisboa: Tinta-da-China.
Serralha, Filomena (2009). Caraterização do Movimento da Escola Moderna. Revista Escola Moderna, 35, 5ªsérie, 5.50.