Jardim de Infância

Componente Pedagógica:
A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da ação educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita cooperação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.

Destina-se a crianças dos 3 aos 6 anos de idade e na ACUREDE acreditamos que a aprendizagem das crianças nesta faixa etária acontece de forma equilibrada quando recebem afeto, atenção e são mentalmente estimuladas. Assim, defendemos uma pedagogia de escuta, em que as crianças são as protagonistas da sua própria aprendizagem, e a sua vontade de explorar o mundo e descobrir mais sobre si e o que a rodeia é potenciado. A esta metodologia, assente também no Movimento da Escola Moderna Portuguesa, aliamos o tempo de atividade livre e brincadeira, pois através do brincar a criança aguça a sua curiosidade e criatividade, enquanto aprende.

Na ACUREDE dispomos de três salas de pré-escolar, a Sala Lilás, a Sala Laranja e a Sala Dourada. Em todas as salas de atividades privilegiamos um ambiente educativo organizado cooperativamente entre o educador e as crianças, de forma a promover escolhas e atividades que potenciem toda a espécie de aprendizagem social, afetiva e cognitiva. Contamos ainda com diversos espaços exteriores onde as crianças podem descer escorregas, rebolar na relva, saltar nas poças, explorar a lama, fazer construções de areia, andar de trotinete, alimentar animais da quinta enfim… Na nossa instituição todos têm a oportunidade de brincar… ser feliz… ser criança.

De acordo com os princípios que alicerçam a nossa intenção educativa definimos como principais objetivos:
• Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança;
• Fomentar a inserção em grupos sociais diversos;
• Contribuir para a igualdade de oportunidades;
• Estimular o desenvolvimento global;
• Desenvolver a expressão e a comunicação;
• Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
• Proporcionar à criança ocasiões de bem-estar e de segurança;
• Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidades e incentivar a participação das famílias no processo educativo.

– Componente de Apoio à Família (CAF)
Ao contrário do tempo curricular, que deverá ocupar cinco horas diárias, o tempo de animação cultural em CAF (Componente de Apoio à Família) é, por natureza oscilante, marcado pela inexistência de rotinas fixas. A animação cultural surge como estratégia complementar do sistema educativo e da ação pedagógica e procura reforçar essencialmente o processo de socialização infantil. Trata-se de um tempo com um ritmo mais solto em que as crianças têm possibilidade de brincar espontaneamente, de escolher livremente o que desejam fazer. Sendo essencialmente as atividades de livre escolha das crianças um princípio básico, é necessário reunir todo um conjunto de condições, tendo em conta o espaço, os materiais e os recursos disponíveis, permitindo que sejam as crianças a organizar-se. Essas atividades lúdicas são essenciais para que as crianças aprendam a expressar-se diante do mundo, valorizar e beneficiar as diversas manifestações artísticas e culturais.

Durante este tempo deverá ser possível concretizar projetos individuais, em pares, de pequeno ou grande grupo, de preferência liderados pelas crianças. É fundamental criar um ambiente que, sendo ordenado, tenha as condições para que as crianças não se sintam obrigadas a aderir a uma atividade. A organização por ateliers abertos é uma forma de funcionar, que tem como principal objetivo a utilização de diversos tipos de materiais a fim de explorar e estimular a criatividade das crianças.

– Inglês
Na convicção de que aprender uma língua estrangeira precocemente permite às crianças expandir o seu pensamento e adquirir um conhecimento global do mundo, compreendendo e respeitando as diferentes realidades culturais, a Acurede proporciona às crianças do pré-escolar, o contato com a língua inglesa, utilizando métodos e estratégias diversificadas. Deste modo, a língua inglesa no pré-escolar tem como principais objetivos:

– Sensibilizar para a diversidade linguística e cultural;

– Fazer apreciar a língua enquanto veículo de interpretação e comunicação com o mundo que nos rodeia;

– Promover educação para a comunicação, motivando para valores como o respeito pelo outro, a ajuda mútua, a solidariedade e cidadania.